Manuel Casinha, também conhecido como Sr. Casinha, é o coração e a alma do Montialto. Com um amor de uma vida por amoras e inúmeras memórias de infância passadas com este fruto, sempre sonhou em poder comer quantas quisesse. A família Casinha gosta de chamá-lo de Chefe de Agricultura, e Sr. Casinha é a força motriz por trás do compromisso em produzir as amoras com a melhor qualidade possível. Com um grande conhecimento e experiência em agricultura, sabe exatamente como cuidar das árvores e extrair o melhor de cada fruto. Embora, devido à sua idade, agora desempenhe mais um papel de supervisão, o Sr. Casinha ainda desempenha um papel ativo nas operações agrícolas, compartilhando seu conhecimento e experiência com as próximas gerações da família Casinha.
José Casinha, filho de Manuel Casinha, desempenhou um papel vital em transformar o Montialto de uma ideia para a realidade. Ao lado do pai, aprendeu os meandros da reprodução das amoreiras e descobriu as muitas possibilidades que essas frutas tinham a oferecer. José foi a força motriz por trás da expansão do negócio além da venda de frutas frescas para alguns vizinhos e amigos. Ele teve a visão de produzir compota e licor de amora para familiares e amigos, e até vender a geladarias locais.
Mas sua maior criação foi a cerveja de amora. José sempre teve uma paixão por cerveja artesanal e a sua curiosidade levou-o à comunidade de cervejeiros em Lisboa e após algumas experiências e testes decidiu começar uma parceria com uma micro cervejaria e começar a produzir a cerveja de amora. Juntos, lançaram a cerveja em 2018 e produzem apenas durante os meses de verão, mas tem se esgotado todos os anos. Hoje, a cerveja é vendida em vários locais no Algarve e em Lisboa, e até já foi vendida para o estrangeiro. O espírito empreendedor e a paixão de José pela inovação foram fundamentais para tornar a Montialto o negócio de sucesso e único que é hoje, mas acima de tudo, o que poderá ser no futuro.
Tiago Casinha, neto de Manuel Casinha e filho de José Casinha, é um dos principais membros da geração atual dos negócios familiares do Montialto. Licenciado em gestão, Tiago sempre sentiu uma forte responsabilidade em relação ao futuro negócio da família, sendo o neto mais velho. Com um espírito natural de empreendedorismo, Tiago desempenha um papel fundamental na gestão dos negócios, em paralelo com o seu pai.
As responsabilidades de Tiago vão desde a gestão da apanha até à logística, marketing e criação de novas parcerias. Ele foi rápido em reconhecer o potencial das amoras e até se aventurou em novos territórios, ao se juntar à Alma, uma destilaria local, para produzir o Gin de Amora. Este gin, infundido com as amora colhidas à mão da Montialto e feito na destilaria Alma, é um verdadeiro testemunho do espírito inovador de Tiago e de seu compromisso com produtos de mais alta qualidade.